Hoje fez-se história e por breves momentos (que seja) o EUA e o Mundo respiram e acreditam que algo possa mudar, foi elegido para 44º Presidente do EUA, Barack Hussein Obama!
1º Presidente Afro-Americano a ser elegido num país que aboliu a escravatura à cerca de 200 anos, um país que há menos de 50 anos vivia num espirito de segregação, e, que em muitos dos seus Estados ainda se deverá viver.
Barack Obama, com o seu slogan "YES, WE CAN!" moveu não só os EUA como o mundo, fez com que quiséssemos também votar nele apesar de isso não ser possível.
São 5 da manhã e sigo a CNN que à 1 hora anunciou a vitória de Obama, oiço-o discursar e vejo milhares de pessoas a chorar. Mccain já discursou e o seu discurso foi também marcante, foi um discurso de conciliação.
Barack Obama, tornou estas eleições históricas não só pela sua cor de pele, mas sim pelo simples facto de não só ganhar as eleições populares, como ganhou as do colégio eleitoral, mas foi também a eleição mais votada na história dos EUA.
Começou há 21 meses numa posição para lá de desvantajosa, sem dinheiro e grandes apoios (lobbys). Quantos não pensaram quando o viram a anunciar a sua candidatura "Vai mas é trabalhar, ó!", e, ele foi realmente. Pegou no Americam Dream e provou que tudo é possível num país que há 8 anos elegeu e voltou à 4 anos a reeleger o maior asno da história (numa lista que inclui Hitler), George W. Bush.
Durante este último ano tenho seguido a sua campanha no Youtube, e, ainda ontem ouvia o discurso que Obama fez no último fim-de-semana e posso vos dizer que fiquei arrepiada, lembrei-me imediatamente de Dr. Martin Luther King e na sua famosa frase "I Have a Dream". Se alguma vez esta frase fez mais sentido foi certamente esta noite.
Agora só nos resta esperar que a lufada de ar fresco que Obama nos traz se torne numa agradável brisa de verão.
Como eu gostava que nós tivéssemos um Obama, mas Portugal ainda respira de velhas carcaças armados em revolucionários que nunca foram. Sócrates poderia ser essa lufada de ar fresco, mas a atmosfera não é a propícia e após 30 anos de contínua asneira, a coisa fica e está difícil.
Resta-nos continuar à espera do nosso D. Sebastião...
De qualquer forma nos EUA, hoje fez-se história, e, mais do que nunca uma frase da sua Constituição tornou-se hoje mais válida do que nunca...
By the People, For the People...
Sim, eu sou uma idealista e depois?
2 comentários:
Bia estou contigo!
Congratulations Mr. OBAMA!
Yasú
Também fiquei muito contentinha.
Apesar de serem um conjunto de asnos do outro lado do oceano, o que é certo é que o lá é ditado cá é lei, por isso vem Obama e cumpre... porque nós cá esperamos pelo resultado do poder das tuas decisões. God bless America and the World!
Si
Enviar um comentário