24 abril 2009

25 de Abril SEMPRE!!!!! 35 anos depois...


O 25 de Abril é para mim o melhor dos feriados e sempre foi... não só pela celebração do significado da data em cima, mas porque em minha casa era um dia feliz.


Lembro-me da minha Mãe encher a casa de jarras com cravos vermelhos, de irmos à Marcha do 25 de Abril (que descia a Alameda e o cravo partia-se no ínicio da manifestação para minha tristeza), de ouvir o Camarada Cunhal (o que para alguns poderá ser comparado com ir a Roma e ouvir o Papa), mas sobretudo lembro-me de em Sacavém comemorar-se com imensas actividades (Pintar cartazes, dar uns tiros, ganhar umas medalhas...), enfim um dia feliz!!


Muitas vezes vos contei da minha infância "comuna", e, é com muita alegria e orgulho que o conto, porque os meus pais eram das poucas pessoas que eu conhecia que admitiam a sua "cor", e, mesmo que não o fizessem, o cartaz colado na parte de fora da varanda o denunciava prontamente.

O cartaz não era este, mas serve para reavivar a memória!


Muita coisa eu não entendia na altura, e, da doutrina hoje pouco me identifico, mas quando me lembro das músicas que inundavam a minha casa (e grande parte do Prédio, LOL), quais Michael Jackson's... Era Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, e, tantos outros....


SALAZAR era nome amaldiçoado em minha casa, ahahahaha... nunca ouvi falar nesse nome sem que o seu interlocutor fizesse cara de desagrado.... Para mim, quando era pequena, esse Senhor era o maior dos criminosos, se o mal tinha nome, certamente chamava-se SALAZAR!


Mas 35 anos depois, tenho pena que o seu significado se tenha perdido no tempo (por grande culpa dos nossos governantes e nossa), parece que temos vergonha de um passado, quando deveria ser exactamente o contrário, deveríamos honrar esse dia e momento que ficou marcado por flores e música.


Se a Revolução foi feita, foi porque algo estava errado, e, se virmos a série "Conta-me como foi..." veremos que havia muita miséria e o prolongamento da Guerra não ajudava...
Obviamente que nem tudo não era mau e é óbvio muitos foram afectados e tenham perdido muita coisa, mas não havia liberdade, não a liberdade que hoje conhecemos, por exemplo, eu certamente não escreveria este Blog e se o fizesse já teria feito uma visitinha à PIDE para explicar o que se passava na minha cabeça "desviada".


Os 35 anos seguintes não foram perfeitos e muitos erros se cometeram, há que o admitir e é urgente que o admitamos, mas como todos os erros que se comete, há que aprender com eles e de seguida corrigi-los....


Mas à uma Revolução que o 25 de Abril não conseguiu realizar, que foi a mudança das nossas mentalidades, continuamos a ficar calados perante a corrupção e impunidade.


Relembro, que quanto mais tempo ficarmos calados, maior será o preço que pagaremos por mantermo-nos "indiferentes" à impunidade. Há que nos insurgir contra os Isaltinos , Felgueiras e tantos outros que dia após dia nos aparecem sorridentes na televisão, exigindo uma "justiça" que os deixa impunes e a nós indignados.


Apelo ao Voto!!! A Abstenção não é uma forma de manifestação mas sim de desinteresse!!! O nosso desinteresse é como uma carta em branco para que os nossos politícos continuem a agir da forma oportunista que o fazem!!


Se queremos mostrar o nosso desagrado, então que votemos em Branco!!! Não se calem, indignem-se e deixem registado a vossa indignação.


Isso sim, será honrar o 25 de Abril, pois se algo o fez despoletar, foi a necessidade de falar e demonstrar a indignação e revolta para com a falta de direitos e a morte dos nossos familiares numa guerra sem sentido!


Um pequeno registo histórico para relembrar uns e dar a conhecer a outros, estes últimos entristece-me que não conheçam a história do seu país (culpo o Governo, o Sistema Educativo e os respectivos Pais).




Portanto... 25 de Abril SEMPRE!!!!


"Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia."
Manuel Alegre


Não quero terminar este post sem deixar o registo da minha música favorita "E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho, mais do que "Grândola" de Zeca Afonso, e, que foi o sinal para a revolução.


Esta canção e esta voz fazem-me ... qualquer coisa de bom que nem sei descrever. Com esta canção os meus pensamentos voam para uma época em que fui criança e tudo era simples....


PS - Parabéns para o meu "Chico Cravo" favorito!!! Amanhã faz anos o homem que "revolucionou" a vida da minha Tété (LOL). Parabéns, Lulu!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Também acho que deves escrever mais vezes no teu blog...Afinal tu tens o dom da escrita, as palavras fluem em ti e tu escreves frases que arrepiam só de a ler...ehehehehe ...
Continua amiga, pois estás no bom caminho..."Bia, a ponte que nos une!!" A célebre frase que ainda hoje temos em mente desde os tempos romotos da nossa adolescência...
O Homem que revolucionou o meu coração faz hoje 35 anos, é verdade...Como o tempo voa...parece que foi ontém que o vi pela primeira vez na escola secundária de Sacavém, no pavilhão C...foi a loucura!!!
É assim miguinha...continua...
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Mai nada, 25 de Abril Sempre!

Beijinhos Su

boneca disse...

Ó Bia, que bonito post. Até me sinto mal porque este sábado deixei que uma data tão especial passasse um pouco ao lado. Muito do que contas aqui da tua infância, me faz lembrar a minha, os meus pais... somos mesmo de uma geração previligiada!
um beijinho e obrigada por este tributo

boneca disse...

...e que estilo tinha a Glória de Matos!