15 agosto 2009

E a culpa é sempre do outro…

Estava neste momento a ver o Jornal da Noite da RTP, e, para minha grande surpresa, lá estava o Sr. Portas sempre populista a culpar o Sr. Sócrates pela crise e pelo desemprego, que neste momento até me afecta em especial, mas até aqui nada de novo… a questão que se coloca aqui é o que é que adianta ao País que o Sr. Portas coloque as culpas no Sr. Sócrates?

Na verdade a culpa é toda nossa e só nossa, e, sabem porquê?

Porque nós somos um país de pessoas pequeninas, mesquinhos, alcoviteiros, lamurientos, chicos espertos, chulos, vigaristas, falsos, judas, etc… já Gil Vicente nos tinha descrito tão convincentemente nos seus Autos no Século XVI, e, admiração das admirações, milagre dos milagres, 500 anos pouco ou nada mudámos.

E, porquê? Porque a culpa nunca é nossa é sempre do outro…

Acham que estou a ser muito dura sobre a nossa "essência"? Talvez, mas revejamos alguns factos históricos e sociais;

  • Nascimento da Nação – Afonso Henrique aos 11 anos chateia-se com a Mãe por esta lhe arranjar um Padrasto, que com a bênção do Tio (Rei de Espanha) dá-lhe apoio para que estes governem o Condado Portucalense até que Afonso ganhe maioridade. Afonso faz birra, desfaz aliança com o Tio e mete a Mãe num convento e funda um País. Assim nasce um país, porque um filho fez birra;
  • Conquista de Portugal – Os Mouros tinham dinheiro, terras e educação, nós "éramos" pobres, esfomeados e sedentos de poder…. resultado: corremos com eles;
  • Descobrimentos – Sabia-se que os Espanhóis após a expulsão dos Mouros da Península Ibérica, queriam assegurar o controlo da Rota da Seda e Especiarias, nós não queríamos ficar atrás obviamente, e, o resultado foi os Descobrimentos. Mas aprendemos alguma coisa, com as civilizações milenares que encontrámos? Não, afinal conseguimos o que interessava mais, ou seja, controlarmos a rota e metade do mundo conhecido;
  • Implantação da República – Um bando de burgueses queria ter voz mais activa no Parlamento, porque afinal eles é que tinham o dinheirinho que sustentava a Monarquia;
  • Colonização – De todos os países colonizadores, fomos os que menos deixámos marcas. Não, espera, construímos uns monumentos com obra de mão escrava... Porra, tivemos Macau por 500 anos e só 25% (isto a ser optimista) é que fala algum Português. Não aproveitámos nada do que "roubámos" para fazer Portugal evoluir a nível de economia, educação e tecnologia, isto se compararmos com outros casos como o do Reino Unido;
  • 25 de Abril de 74 – Os Militares (a maior parte recrutados das classes mais baixas) estavam fartos da Guerra Colonial e de lá morrer, e, lá nos mexemos definitivamente para acabar com a Ditadura, quando uma minoria já o fazia há uns 30 anos;
  • Fado – Considerada a canção nacional, mas não poderia haver nada mais alegre? Eu até gosto de alguns fados, mas tem de ser quase todos maioritariamente tristes?

Vêem como somos um povo lamuriento e queixoso? Adoramos nos queixar, queixar da Gripe, queixar da crise, queixar do patrão… PAREM!!!!

Estão vivos, certo? Respiram, certo? Estamos em Guerra? Não! Então Fo…a-se parem de se queixar!!! Riam-se!!! Riam-se de vós próprios!!!!

Após isto, os restantes 40 anos, foram um conjunto (quase sempre) de asneiras atrás de asneiras, que abriu caminho a uma série de gente corrupta tais como os Isaltinos e as Felgueiras da vida, que impunemente roubam com a desculpa de serem vítimas da sua divina missão de servir o povo. E, nós como povo tosco que somos ainda os saudamos como se estes fossem Césares desfilando com o maior sorriso de sacanas que são.

Depois aparece um facto que amo, há pouco tempo surgiu uma sondagem que perguntava aos Portugueses o que pensavam da corrupção, e, os Portugueses PERDOAM a "Pequena" Corrupção (ex: Luvas a funcionários Públicos, etc.) mas acham que a "Grande" Corrupção deve ser punida. ESPERA, NÃO ENTENDI?!?!? CORRUPÇÃO NÃO É CORRUPÇÃO SEJA EM QUE FORMA FÔR???

Minhas BESTAS, Corrupção é sempre Corrupção, não tem tamanho específico, a única especificidade é que ela sai MUITO CARA DOS NOSSOS BOLSOS!

Portanto, Sr. Portas deixe de ser Panisga e de culpar o vizinho do lado, que ao que se ouve à boca pequena é tão Panisga quanto vossemecê. E, por mim, panisguices à parte, se vocês fizessem o serviço para o qual foram eleitos seria mais bonito... e mais útil!!!

E, NÓS, OH POVO DA MINHA TERRA, QUANDO VAMOS TER ORGULHO EM NÓS, E, MANDAR ESTES POLITICOS DE ME....A À VIDA, E, FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS E GOVERNAR O QUE É NOSSO COMO DEVE SER?

DEIXEMO-NOS DE GRANDEZAS E DE NOS LAMURIARMOS DOS TEMPOS IDOS, E, PENSEMOS EM CONSTRUIR UM PAÍS QUE É NOSSO E NÃO DE MEIA DÚZIA DE LADRÕES QUE O GOVERNA.

Nota – este post é completamente ex partidário, e, destina-se somente aqueles Portugueses que não se rebaixam da sua nacionalidade!

12 agosto 2009

A Neta da D. Celeste

Quantas vezes eu não vos falei da "coxa" da minha Avó e da sua destreza em se mover??? Pois é, muitas, não é verdade?

E, quantas vezes, eu caí em tantas calçadas, quase batendo recordes papais? Sim, porque como muitos de vocês sabem / recordam eu sou como o Papa, ou seja, de vez em quando tenho uma imensa vontade de "Beijar o Chão". Quase poderia ter um recorde do Guiness.

Sabem, eu vou-vos revelar um sonho íntimo meu, e, que era alguma vez na minha vida usar um gesso, tão lindo como o da Gabriela (rosa com florinhas), para que todos os meus amigos pudessem assinar e deixar algumas baboseiras escritas.

Quase o consegui, mas mesmo assim não cheguei lá perto… confusos? Acredito que sim, portanto passo a explicar…

Em Março passado, ia eu toda lampeira tomar um cafezinho a casa de D. Si e Seu Ri, quando me espalhei pelas escadas abaixo, ou seja, nada mais nada menos que um lance inteiro. Durante o meu "voo", pedi em forma de desejo, que partisse tudo menos os dentes. Isto porque partir uma perna ou um braço ainda fica bem, é fashion, mas ficar com "janelas" na dentadura, esqueçam lá isso!

Refeita da queda, levantei-me toda a tremer, mas segui o meu plano de ir tomar cafezinho a casa dos meus amigos, e a primeira coisa que pedi a Si foi um Licor Beirão para parar a tremedeira e obviamente para efeitos puramente medicinais.

Deixei a coisa passar uns mesinhos (+/- 6), apesar de ter a certeza que desta vez tinha "lixado" a minha perninha dado que o local inicial do edema não passava e o 30.000 cremes e gelo nada faziam… depois comecei a ter dores a andar, conduzir, etc… achei finalmente melhor ir a um Ortopedista… talvez ele percebesse algo mais que as mezinhas utilizadas após anos e anos de muitas quedas.

Bem, depois de alguma fisioterapia e recomendações iniciais (a que eu respeitei muito pouco), na semana lá fui eu de novo à CUF, desta vez às urgências, aonde Sra. Dra. com pronúncia bonita recomendou-me a "prisão domiciliária" e andar de canadianas por 1 semana, pelo menos para já!

Seguida de muitos exames e nova consulta de ortopedia… chegou-se à conclusão de que eu tinha uma coisa bonita na perna direita chamada Tendinopatia de Pata de Ganso e alguns edemas massificados.

Mas, façam atenção!!! Não é tendinite de pato, galinha ou qualquer animal rasco de penas, é de GANSO. Aquela ave cujas penas servem de enchimento aos melhores colchões, edredons, etc…. Quando se é chique, não serve qualquer tipo de tendinite, certo?

E, porque sou neta da minha Avó D. Celeste?

Eu passo explicar… após a saída nas urgências, a única pessoa que me lembrei de ter umas canadianas que me emprestasse, era nada mais nada menos que a D. Celeste, Minha Abuelita Querida! E depois de tantas vezes gozar com a Sra. por causa destes adereços, vejo-me obrigada a usá-las por tempo ainda indeterminado… parecendo uma versão mais jovem da D. Celeste em muletas! Mas muito mais trenga na sua utilização.

Qui ça, isto não seja uma forma de justiça divina???? Jamais voltarei gozar com a minha avó… pelo menos até à próxima… é que às vezes é difícil de resistir, e, a D. Celeste responde-me sempre à letra… portanto vou tentar…

De qualquer forma, há que agradecer aos meus chauffeurs "pescados": Paulinha, Joycindas (que merece o prémio da piada inteligente no que se refere à situação), Ri e Sara!

O que seria desta "inválida" sem vós??? E, sem as muletas da minha Avó?

10 agosto 2009

Julho de 2009: Mês de Grandes Eventos!!!

JULHO foi um mês marcado por 2 GRANDES ACONTECIMENTOS, a que apesar do que possa parecer devido à demora deste post sair, não fiquei alheia nem indiferente, andei somente preguiçosa, muito preguiçosa….

Mas, o prometido é devido e apesar da minha contínua preguiça, aqui vai…


Ambos acontecimentos por curiosidade e coincidência aconteceram no passado dia 18 de Julho, portanto vou apresentá-los em “Linha de Tempo”.


05H30 - Nascimento da Rita
Nasce a minha mais recente "sobrinha", Srta. Rita Soares Neves (não sei se o apelido será esse mas parece-me bem!), para orgulho dos seus Papás Susana Raquel e Rui Pedro, e, dos seus imensos “Tios & Tias” e “Primos & Primas”.
A “Tia” Bia já a foi visitar e posso-vos afirmar e que justiça seja feita, os Papás fizeram um excelente trabalho e a moça é muito linda, cabeluda, mas contudo muito linda!!!

A ti, Ritinha, esta tua Tia muito doida deseja que sejas uma Popozuda muito feliz!!!


Bem-vinda a este mundo louco, mas mesmo assim com um lugar a ti reservado, nem que seja para contribuíres para a loucura!!




O dia estava longe de estar terminado e lá pelas….

17H00 - Casamento de Angélica & Besuga
Fomos todos “convocados” a estarmos presentes para presenciarmos o momento em que o nosso Besuguinha se tornaria um homem de família pela mão da nossa Angélica…
O casamento foi um espectáculo, a música dos anos 80 “arrebentou” com os meus pés (que no dia a seguir doíam como se tivesse andado a pé daqui a Fátima), e, os Noivos (em principal a Noiva) eram a pura imagem da felicidade.


Portanto..


Caros Amigos recém-casados, o vosso caminho que já era único, tornou-se agora certamente mais estreito, contudo ele será certamente mais fácil a partir deste dia. Porque qualquer que seja a viagem que a vossa vida conjunta tome rumo, esta será sempre mais fácil quando compartilhada com quem mais amamos.


Para vós, as maiores felicidades!!!