22 outubro 2009

O porquê do Holocausto... A razão da diferença...

Alguém deixou esta frase no "Mural de Auschwitz" do Facebook e é interessante ler e pensar... e eu simplesmente acho fenomenal...


 "Your Christ was a Jew.
Your car Japanese.
Your curry Indian.
Your democracy Greek.
Your cofee Brasilian.
Your holiday Spanish.
Your numbers Arabic.
Your alphabet Latin.
And your neighbour just a foreigner?"


Porquê acharmos que somos melhores que os outros em vez de aceitarmos que somos simplesmente diferentes.

21 outubro 2009

"Eis o Inverno do nosso descontentamento..."

Para mim o Inverno é sempre sinal de Descontentamento e o Outono é o seu prenúncio...

Chegou a chuva, o frio, a noite... as mãos e pés frios...

Chegam os casacos, as mantas, as meias, os chapéus de chuvas...

Não gosto de Inverno... a noite é maior que o dia... mas gosto dos dias de Sol de Inverno, das lareiras, do cheiro a castanhas, do Natal...

Nesta altura, só me lembro de um samba que expressa as minhas saudades do Verão...

Quem me dera agora estar em Terras de Vera Cruz...



Bernardino, Bernardino... Esmiúça os Gatos

Não sei se ontem viram os Gatos, mas eu vi e posso dizer que fiquei surpresa com o entrevistado de ontem, Bernardino Soares do PCP.

Sempre achei que o moço, para aí da minha idade, tinha engolido o Livro Vermelho do Comunismo e não saía daquele discurso comunista envelhecido e digno de K7.

Contudo, o moço surpreendeu-me e encaixou muito bem as questões, respondeu a supostas "questões incómodas" sobre a Coreia do Norte, algo que o Jerónimo de Sousa não conseguiu responder, e, a meu ver muito bem afastou aquela "ideia" de Comunismo Totalitário do Comunismo Multipartidário.

Finalmente!!! Alguém que saiu do formato...

Posso dizer que não conseguiu o meu voto, porém conseguiu que mudasse um pouco a minha perspectiva acerca dele e renovou as minhas esperanças no PCP.

Para quem não viu aqui fica o vídeo...

20 outubro 2009

U2 Live @ Youtube

Os U2 como gajos porreiros que são vão deixar passar o seu próximo concerto ao vivo no Youtube.

Data a memorizar para quem queira, Dia 25/10/2009 às 13H30.

O link http://www.youtube.com/u2official#p/u



19 outubro 2009

Quando a nossa essência é reclamar...

Estou para reclamar como Da Vinci está para a Mona Lisa...

Façam atenção é RECLAMAR, pedir justiça sobre os nossos direitos e não fazer barraca. Esta última, é uma caracteristíca muito comum em quem não sabe reclamar.

Mas eu constatei neste últimos tempos, que me tornei uma "reclamante" profissional.

Reclamo com:
- Segurança Social - Por me cancelarem o Subsídio de Desemprego, porque são Burros. Chegámos ao ponto de debater sobre Decretos-Lei que eles não queriam conhecer e que me garantem os meus direitos ao Subsídio.
Ganhei a batalha em duelos de 5 dias, mas pelo caminho acho que apanhei 2 úlceras e uma vontade enorme de "matar" funcionários públicos;
- DGCI - Por me reterem o pagamento do IRS, por que se enganaram no cálculo do mesmo por 0,54€. No final após 2 exposições escritas e uma tarde perdida à espera do Chefe da Repartição, os Srs. lá mandaram o IRS para pagamento;
- Phone House - Comprei lá o telemóvel, e, queriam que eu pagasse um seguro sobre qualquer possível avaria do telemóvel. Quando isso é abrangido pela Garantia do mesmo.;
- Conservatória do Registo Automóvel - percorri 3 em Loures e telefonei para 5, e, ninguém sabia aonde eu poderia alterar o registo do meu Twingão.
No final quem nos salva é sempre a Segurança, que sabe sempre mais que os próprios funcionários;

ETC, ETC.... Não é fácil... Há que ter persistência e muita paciência!
Sim, porque não há SIMPLEX que nos salve ou simplifique...

E, no meio disto tudo, penso com tristeza nos milhares de portugueses que se perdem nas "redes" da burocracia e "letrinhas pequeninas", e, que desconhecem os seus direitos às vezes por preguiça mas na maioria porque não há pessoas competentes para explicar...

Não digo que por vezes não me perco, mas também não me resigno... e, essa vai sendo a minha sorte (ou não).

Aonde vamos parar? Não sei... mas se for preciso vou para lá a reclamar.... até que me digam qual o objectivo final!

15 outubro 2009

Campeonato Mundial de Futebol 2010

Chego a casa, ligo a televisão, mudo para o telejornal da SIC e deparo-me com uma entrevista ao nosso Seleccionador Nacional, Carlos Queiroz, todo feliz pela nossa "penosa" e "esforçada" qualificação para o Mundial, e, que mais pareceu um parto a ferros daqueles que demoram mais de 10 horas.

Eis que Carlos Queiroz diz algo que me cativa e que passo a citar "O meu sonho é chegar ao Mundial de 2010". (Boa já o concretizaste!!!)

Esta afirmação deixa-me apreensiva porque eu sempre achei que o sonho de qualquer Seleccionador Nacional ou de qualquer outro país do mundo era GANHAR o Mundial. Pelos vistos estou enganada...

Mas se me é permitido que diga, a meu ver o Sr. Carlos Queiroz ou sonha pouco ou sonha pequenino, e, como tal deixo-lhe aqui um conselho que uma grande amiga minha uma vez me disse...

"Quando se sonha deve-se sempre sonhar em grande, porque pouco já temos todos em boa dose"

Pense nisso, Sr. Seleccionador. Pense nisso... e, entretanto enquanto 2010 não chega, tente trabalhar melhor a equipa que é para não passarmos muitas vergonhas nos play-offs.

A sonhar dessa forma não é tão cedo que vemos a nossa Selecção a ganhar um campeonato.

Ai, minha nossa Sra. do Caravaggio!!!!

Maité "Tesão" Proença II

Comentário ao Blog de Márcia Tiburi, Pink and Punk

http://colunas.gnt.globo.com/pinkpunk/2009/10/14/sobre-o-riso-e-a-democracia/#comment-1704

Meu comentário ao post:

Cara Márcia,

Gostei de seu comentário, e, muitas das coisas que você referiu em seu post é verdade, ou seja, ambos os povos gozam com os vários aspectos culturais de cada um, e, é certo que pode haver quem se ofenda como pode haver quem ache piada.


Como você própria refere o conceito de humor varia em cada um de nós e como seres imperfeitos que somos, o humor terá uma medida específica para cada um de nós.


Eu própria como portuguesa que sou (e orgulhosa desse facto) muitas vezes apontei o dedo aos meus compatriotas e gozei (através do meu blog) com alguns dos aspectos mais ridículos da sociedade e do povo português, e, claro que houve amigos meus que gostaram e outros não. A isso se chama livre arbítrio.


Condeno vivamente e deixei isso patente em vários blogs, inclusivé no da Maité Proença, o nível a que alguns comentários chegaram, independentemente da nacionalidade.


Vária vezes fui ao Brasil, sou uma apaixonada pela vossa cultura, e, acho que nós portugueses poderíamos aprender com alguns aspectos dos Brasileiros e vice-versa.


Mas o que mais nos chocou na reacção ao vídeo da Maitê Proença, foi o facto de vermos um vídeo tão baixo e sem qualquer fundamento sobre nossa história e sociedade, e, que nos retratava como povo esquisito. Dado que a Maitê ainda muito recentemente esteve em Portugal e a sua reacção foi a de “Amo o povo irmão”, a nossa reacção foi a de traicção e apunhalados pelas costas, e, disso ela já não se safa. Pois a fama (justa ou não) nos acompanha para a vida.


A Maité enquanto figura pública tem a responsabilidade e deve ter o bom senso em equacionar sobre os seus actos, dado que ela poderá servir de exemplo para espiritos mais fracos, e, como tal depois paga o justo pelo pecador. E, aí a sua culpa acresce e de facto o seu pedido de desculpas parece fraco e pouco sincero. Porquê?


Porque ela quebrou a confiança do povo português que confiava nela e que a “conhecia” de há anos entrar em suas casas e palcos através das novelas e peças.


Também ressalvo aqui que o facto do vídeo ter mais de 2 anos, relembra-nos mais uma vez a todos, nesta nossa nova sociedade cibernética é que a Internet tem uma memória eterna.


Eu própria adoro o vosso programa, que vejo sempre que consigo, e, adoro o humor e sátira inteligente, e, sou conhecida pelo o meu bom poder de encaixe, mas realmente não consigo encaixar o vídeo da Maité Proença.


E, é pena que um vídeo tão inconsequente possa magoar tanto as relações de 2 países, porque uma atriz resolveu gozar com a história e o povo de Portugal.

14 outubro 2009

Estiveste muito mal, Bébé!!! Muito mal mesmo...

Maité “Tesão” Proença na sua própria "Saia Justa"

Esta Senhora, de profissão Actriz, como já amplamente divulgado quis falar da sua estadia em Portugal para o programa “Saia Justa” (do qual sou muito apreciadora) do GNT, e, acabou por sair-se mal, dado que para além de total desconhecimento da história e cultura portuguesa ainda classificou os portugueses de serem um povo esquisito, estúpido, “Maneis”, etc., etc..

Dado que a maioria da população do país irmão descende directamente ou indirectamente de Portugueses, então serão também os Brasileiros um povo esquisito e estúpido?
A resposta é categoricamente NÃO!!!!
Muitas vezes fui ao Brasil, e, sempre fui bem recebida!!! A língua apesar de parecida e a velocidade como falamos pode causar alguma confusão, mas nada que umas caipirinhas e abracinhos não resolvam.
É também verdade que ambas as partes contam imensas piadas sobre os respectivos povos, pois ambos temos muitos aspectos realmente dignos de piada, mas daí aos comentários dessa Sra...... não era necessário, tss, tss...

Expresso aqui também em respeito de muitos amigos que tenho por terras de Vera Cruz e pelo facto da minha “Madrecita” ser brasileira, que a parvoeira da Maité ”Tesão” (como é conhecida no seu país) não deverá cair sobre o restante povo brasileiro. O que essa Sra. fez foi aproveitar um programa que de certa forma “educa” os seus conterrâneos, para “educá-los” de forma errada sobre Portugal e sobre os Portugueses.

A sua figura se muito pode-se dizer que foi triste e patética, e, seu pedido desculpas ainda mais idiota. Invocou um tal de Avó Proença e raízes portuguesas, mas posso com convicção dizer que se o Avó Proença visse a neta dar-lhe-ia um bom correctivo à boa maneira portuguesa.

Acho também que a TV GLOBO que é responsável pelo programa “Saia Justa” e pelo canal GNT, deverá a Globo em conjunto com o GNT e Produção do programa apresentar um pedido de desculpas aos Portugueses, pois esse vídeo dessa Sra. pretensa actriz, só passou porque alguém o assim autorizou e bem conscientes de que parte da sua audiência é Portuguesa.

Portanto indignemo-nos de forma correcta e façamos voz à nossa indignação juntos dos responsáveis através dos seguintes links:
- Blog da Maité - http://www.maite.com.br/ - podem deixar o vosso comentário. Eu já o fiz! (é logo o 1º);

Agradeço também que deixemo-nos de brandos costumes e nos insurjamos contra a vinda dessa Sra. Pretensa Actriz, e, boicotemos o regresso dessa Senhora aos nossos palcos, à venda dos seus livros nas livrarias e à sua presença em qualquer novela difundida em Portugal, até que esta apresente um pedido formal de desculpas e não o aparvalhado e pouco sincero pedido que fez.
Agora pergunto:
Será que quando andaste aos beijos ao Miguel Sousa Tavares também o achaste esquisito, Maité????

13 outubro 2009

Pretensões Politícas na Família Fernandes

Todos vocês ( ou pelo menos uma boa maioria) sabem que por muitas vezes equacionei candidatar-me para a Junta de Freguesia de Sacavém, e, até tenho um número considerável de apoiantes...

Mas o que vocês não sabem é que já tenho um politíco na familia, e, que é nada mais nada menos que meu irmão!

É verdade!!! Anteontem estava a ver os resultados da noite eleitoral, e, fiquei a saber que João Penetra tinha sido elegido para Presidente da Câmara Municipal do Alvito pela CDU.

Pois é, a politíca corre-nos nas veias.....
Aqui vai a prova de que vos falo é verdade.

Espera... Mas, este tipo não é meu irmão!!!!!

Quando me dão música... Eu danço!

WAITING RINGS




Se há algo que me delicia são os Waiting Rings, tanto que nas maiorias das vezes que me deixo embalar pelos WR, esqueço-me com quem vou falar!

Eu própria sou uma adepta de dar música (ou não) a quem me liga… se bem que algumas vezes enganei-me na música a dar…
Uma vez escolhi um WR em que uma Senhora gritava desalmadamente assustando quem quer que me ligasse, mas mesmo assim foram poucos os que se intimidaram.

Depois aderi aos “Gatos”, e este foi fantástico, a técnica do WR deles consistia em enganar que me ligava de que eu ia em determinado momento atender o telemóvel, e, até gozar um pouco com o ou a desgraçado(a) que me ligava, mas a maioria aguentava a “provação” com prazer.
Afinal, era comigo que queriam falar certo?
Mas voltando aos WR dos outros, existem para todos os gostos (desde pimba a músicas clubistas), e, dessa forma ou nos deliciamos, dançamos ou rimos, como podemos ficar irritados ou enfastiados. Mas isso também depende muito da urgência ou não de quem nos liga…

Mas o meu favorito vai para o WR da Srta. Si, que com o seu “Como o Macaco come a Banana” , para além abrir-me o apetite por bananas, faz sempre também que eu aonde que esteja comece a cantar com o Carlos Paião em coro, o que já algumas vezes não era no melhor local ou momento mais adequado…
Também tenho outro favorito, do meu amigo Paulo, que tem nada menos que o Cappo de tutti Cappi a prometer-me que depois de “despachar” o Vito me irá atender. Será que ele ao me atender também me “despachará”?