15 outubro 2009

Maité "Tesão" Proença II

Comentário ao Blog de Márcia Tiburi, Pink and Punk

http://colunas.gnt.globo.com/pinkpunk/2009/10/14/sobre-o-riso-e-a-democracia/#comment-1704

Meu comentário ao post:

Cara Márcia,

Gostei de seu comentário, e, muitas das coisas que você referiu em seu post é verdade, ou seja, ambos os povos gozam com os vários aspectos culturais de cada um, e, é certo que pode haver quem se ofenda como pode haver quem ache piada.


Como você própria refere o conceito de humor varia em cada um de nós e como seres imperfeitos que somos, o humor terá uma medida específica para cada um de nós.


Eu própria como portuguesa que sou (e orgulhosa desse facto) muitas vezes apontei o dedo aos meus compatriotas e gozei (através do meu blog) com alguns dos aspectos mais ridículos da sociedade e do povo português, e, claro que houve amigos meus que gostaram e outros não. A isso se chama livre arbítrio.


Condeno vivamente e deixei isso patente em vários blogs, inclusivé no da Maité Proença, o nível a que alguns comentários chegaram, independentemente da nacionalidade.


Vária vezes fui ao Brasil, sou uma apaixonada pela vossa cultura, e, acho que nós portugueses poderíamos aprender com alguns aspectos dos Brasileiros e vice-versa.


Mas o que mais nos chocou na reacção ao vídeo da Maitê Proença, foi o facto de vermos um vídeo tão baixo e sem qualquer fundamento sobre nossa história e sociedade, e, que nos retratava como povo esquisito. Dado que a Maitê ainda muito recentemente esteve em Portugal e a sua reacção foi a de “Amo o povo irmão”, a nossa reacção foi a de traicção e apunhalados pelas costas, e, disso ela já não se safa. Pois a fama (justa ou não) nos acompanha para a vida.


A Maité enquanto figura pública tem a responsabilidade e deve ter o bom senso em equacionar sobre os seus actos, dado que ela poderá servir de exemplo para espiritos mais fracos, e, como tal depois paga o justo pelo pecador. E, aí a sua culpa acresce e de facto o seu pedido de desculpas parece fraco e pouco sincero. Porquê?


Porque ela quebrou a confiança do povo português que confiava nela e que a “conhecia” de há anos entrar em suas casas e palcos através das novelas e peças.


Também ressalvo aqui que o facto do vídeo ter mais de 2 anos, relembra-nos mais uma vez a todos, nesta nossa nova sociedade cibernética é que a Internet tem uma memória eterna.


Eu própria adoro o vosso programa, que vejo sempre que consigo, e, adoro o humor e sátira inteligente, e, sou conhecida pelo o meu bom poder de encaixe, mas realmente não consigo encaixar o vídeo da Maité Proença.


E, é pena que um vídeo tão inconsequente possa magoar tanto as relações de 2 países, porque uma atriz resolveu gozar com a história e o povo de Portugal.

Sem comentários: